Acre – Akko

Por Maria Ines Cerantola
Outra cidade de Israel, sitio de patrimônio mundial, é Acre – Akko em hebraico, cuja história se conta através das marcas de muitas nações que deixaram suas impressionantes construções bastante conservadas. Sofreu vários cercos, incluindo de Napoleão Bonaparte em1799, que se retirou frustrado após dois meses de tentativas infrutíferas. Situa-se na região da Galileia, ao norte da baia de Haifa, na costa do Mediterrâneo, próximo ao Monte Carmelo. Suas íngremes e grossas muralhas de arenito sobrevivem há séculos. Acre é habitada desde o tempo dos fenícios e suas muralhas, fortes e fortalezas deixadas pelos ocupantes desde os tempos antigos, aliados ao ponto privilegiado em que está e à oferta de atrações diversificadas, fazem dela um local que deve ser visitado.
Nas passagens subterrâneas há uma grande mesquita, um monastério cristão, uma hospedaria e banhos turcos, salões construídos pelos cavaleiros templários, um túnel dos templários e importantes achados arqueológicos. Há vários museus e igrejas, hotéis perto das belas praias, uma marina e um porto de pescaria, além de restaurantes e bares com cardápio típico e internacional, onde a preferência é pelo suco de romã feito na hora e seu famoso húmus (pasta de grão de bico), considerado um dos melhores de Israel e ótimos restaurantes de peixes, no porto.
Perto da cidade, pode-se também desfrutar de um passeio pelo Jardim Bahai, cujos canteiros de flores foram projetados cuidadosamente.
Akko oferece anualmente vários festivais que atraem turistas do mundo todo e onde acontece o famoso Festival de Teatro Alternativo Israelense, com participação de produções locais e estrangeiras, teatro de rua e performances ao ar livre; concertos, oficinas de artes e palestras, das mais variadas expressões artísticas. Muitos são encenados nos locais históricos, como a cidadela e salas da era das Cruzadas, conservadas admiravelmente. O Festival é o símbolo da coexistência entre árabes e judeus, que recebem juntos, treinamento por profissionais de teatro israelense. A temperatura agradável das águas mar, os passeios entre as muralhas da cidade que se encontram sobre ele, fazem com que a maioria dos visitantes retorne, com prazer, a Acre. Imperdível!

Bookmark the permalink.

Comments are closed.