CIDADES DE ISRAEL – SÍTIOS DE PATRIMÔNIO MUNDIAL

Por Maria Inês Cerantola

Ao lado de várias realizações no campo científico, da modernidade em que vivem seus habitantes, há um patrimônio histórico e cultural bastante preservado e visitado por pessoas do mundo todo. Seu pequeno mas avançado território, possui inúmeros e conhecidos pontos turísticos, entre eles, cinco sítios considerados Patrimônio Mundial, a saber:
– a cidade velha de Acre – Akko;
– Massada;
– a cidade branca de Tel Aviv;
– a rota do incenso – cidades do deserto de Neguev;
– os montes Meguido, Hatzor e Beer sheva.
Localidades bastante conhecidas pela história passada, vejamos na atualidade, o que os visitantes encontram e podem fazer em cada uma delas.
Beer Sheva
A Beer Sheva atual está localizada a cinco quilômetros da Beer Sheva – conhecida como Bersabeia, do período da monarquia israelita, onde se encontra grande patrimônio histórico preservado que, por si só, já é um convite à sua visita.
A atual foi fundada no inicio do século XX e estabelecida cidade judaica em 1949. Situada no sul do pais e considerada a capital do Neguev, é uma cidade moderna que, além dos sítios históricos, museus, zoológicos e outros, abriga uma das maiores universidades do país, motivo de orgulho para seus estudantes, vindos de várias regiões do mundo. A presença de mais de quinze mil jovens universitários agita a cidade e disponibiliza atividades também para essa faixa etária, além de mostrar que é possível conviver em paz, mesmo com tanta diversidade. Beer Sheva recebe muitos imigrantes e dispõe de comércio variado, mesclando modernidade e preservação de tradições, como o mercado beduíno e o centro de artesanatos etíopes. A confecção e vendas de objetos de cobre, pedras preciosas, vidro, cerâmica e bordados, trazem um colorido especial ao comércio que é completado por lojas modernas de roupas, calçados e outros artigos. Dispõe de atrações noturnas e atividades para todas as idades, seja em locais fechados ou ao ar livre. Entre os locais mais visitados, estão os museus de interesse específico, como por exemplo o museu de Ciências para todas as idades, espaço interativo, o da Força Aérea Israelense, o da criança e o de arte, entre outros. Bares e clubes com boa música e boa comida são garantidos em ambientes muito bem decorados. O transporte público é bom e seguro e pode-se utilizá-lo para viajar de lá a outras localidades de Israel, de carro ou a pé. Como em todo Israel, a segurança é uma constante e os visitantes podem confiar e desfrutar dos excelentes passeios.

Bookmark the permalink.

Comments are closed.